Conectando Pessoas, Inspirando Mudanças e Educando para a Paz.

Encontro reunirá especialistas em educação para tratar da internacionalização da Educação Básica no Brasil, destacando o estudo do currículo, da avaliação e da Educação para a Paz.

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SPOC Academy 2024

No dia 15 de junho, a capital paulista será palco de um evento organizado com foco no movimento da internacionalização da Educação Básica, da Educação para a Paz e Letramento em Avaliação.


Nossa comunidade de educadores, instituições e professores, tem um foco de especialidade técnica na área de Língua Inglesa. A língua inglesa é um dos fios condutores na nossa conexão e na discussão sobre a internacionalização da Educação Básica no Brasil e no Mundo.


O evento, que acontecerá no Colégio Marista Glória, é uma realização do São Paulo Open Centre (SPOC) – instituição dedicada ao desenvolvimento profissional de educadores, ao fomento de exames internacionais e da educação internacional.


“Diferentes modelos de internacionalização ganharam destaque nos últimos anos. As melhores propostas pedagógicas contemplam a educação internacional e a valorização das diversas identidades culturais”, afirma Fátima Trindade, diretora do SPOC. A formação internacional visa a formação de estudantes que tenham condições de se inserir em uma comunidade global diversificada e que possam se tornar agentes de mudança para o progresso e a PAZ.


“Todos concordam que a educação precisa ser situada em um contexto global. Queremos que nossas crianças e jovens estejam prontos para abraçar as possibilidades de um mundo conectado e complexo. Mas como preparar nossos educadores para este novo modelo de escola?”, questiona Fátima.

Para ela, a resposta está em buscar um currículo holístico que tenha o mundo em mente em sua estruturação e que possa ser para todos os estudantes.


A proposta da programação do SPOC ACADEMY 2024 é de articular os temas de internacionalização, currículo, avaliação e cultura da paz.


Durante o evento, serão discutidos 3 grandes temas em workshops e palestras conduzidos por pesquisadores, acadêmicos brasileiros e por profissionais que estão nas instituições de ensino, implementando o processo de internacionalização.

Programação

Palestrantes

Hilary Cremin

A Doutora Hilary Cremin é professora, pesquisadora e atual chefe da Faculdade de Educação da Universidade de Cambridge, Reino Unido. Ela pesquisa a transformação de conflitos e a construção da paz por meio da educação. Ela co-desenvolveu um Toolkit de Paz Positiva que audita conflitos e paz em ambientes educacionais, e que apoia organizações a trabalharem em direção à paz interna, externa, comunitária, global e ecológica. Hilary trabalhou nos setores público, privado e voluntário como professora, consultora educacional, coordenadora de projetos, etc. Seu último livro, escrito com Terence Bevington, é "Positive Peace in Schools: Tackling Conflict and Creating a Culture of Peace in the Classroom", publicado pela Routledge.

Kleber Aparecido da Silva

Licenciado em Língua Inglesa pela Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Doutor em Estudos Linguísticos (Linguística Aplicada - Língua Estrangeira) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp, São José do Rio Preto). Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela Unicamp. Foi coordenador do "Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência" (PIBID – Letras. É professor adjunto 3 do curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua, PBSL) do Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas (LIP) e da Universidade Aberta do Brasil - UnB. É professor e orientador do curso de pós-graduação (Mestrado/Doutorado/Pós-Doutorado) em Linguística (PPGL) da UnB e do Programa de Pós-Graduação em Letras: Cultura, Educação e Linguagens da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB). Tem publicado artigos em diversos periódicos e em livros de estudiosos da Linguística Aplicada tanto no Brasil quanto no exterior. É o vice-presidente do Grupos de Estudos da Linguagem do Centro-Oeste, no biênio 2014-2016. É o líder do Grupo de Pesquisa "Estudos Críticos e Avançados em Linguagem", certificado e aprovado pelo CNPq e pela UnB.

Gladys Quevedo-Camargo 

É  professora associada e vice-diretora do Instituto de Letras da Universidade de Brasília. Está vinculada ao Departamento de Línguas Estrangeiras e Tradução, onde ministra aulas sobre avaliação para alunos do curso de Letras-Língua Inglesa Licenciatura. Atua no Programa de Pós-graduação em Linguística e no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada. Possui graduação em Língua e Literaturas Inglesas com bacharelado em Tradução pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), e mestrado e doutorado em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). 



Marcelo Furlin

Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Religião da Universidade Metodista de São Paulo (UMESP). Docente do Instituto São Paulo de Estudos Superiores (ITESP). Vice-presidente da Rede Interdisciplinar Visões Cruzadas sobre a Contemporaneidade - Rede VCC, vinculada à Universidade de Coimbra.

Juliana Tonelli

Professora Associada na Universidade Estadual de Londrina (UEL) onde atua no Departamento de Letras Estrangeiras Modernas, no curso de letras inglês, no Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem e no Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas. 

É mestre e doutora pelo Programa de Pós-graduação em Estudos da Linguagem da UEL e possui estágios de pós-doutoramento pela Universidade de Genebra, pela Universidade de Brasília e pela Universidade do Estado de Mato Grosso. Atualmente, atua como professora visitante no Departamento de Childhood Education na Universidade do Estado da Pensilvânia (EUA) (PennState). Suas áreas de pesquisa incluem ensino de línguas na infância; educação linguística com crianças; português como língua de acolhimento com crianças migrantes internacionais e ensino de inglês para crianças com necessidades educacionais específicas e com deficiência.


Juares da Silva Thiesen

Graduado em Estudos Sociais e em Geografia pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC. Mestre em Educação - Ensino Superior pela Fundação Universidade Regional de Blumenau - FURB. Doutor em Ciências Pedagógicas pelo Instituto Central de Ciências Pedagógicas -ICCP - Havana - Cuba/2002 (Revalidação no Brasil pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC). Doutor em Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (2009). Pós-Doutor (PhD)na Universidade do Minho, Braga/Portugal (2018). Professor aposentado do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina- UFSC. Professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UFSC. Líder do grupo de pesquisa ITINERA e do Grupo de Estudos em Educação Integral de SC. (GEEI.SC). Participa das seguintes redes de pesquisa: a) da REDHUMANI - Rede Brasileira por instituições educativas socialmente justas, cidades, campos e aldeias que educam. b) do OEMESC - Observatório do Ensino Médio de Santa Catarina; c) Do Observatório Nacional de Educação Integral; d) da REDEPEL - Red de estudiantes y egresados de Postgrado en educación en Latinoamérica. Pesquisa e discute temas do campo do currículo. 


Rafael Bianchi

É o primeiro diretor leigo na história do Colégio Santa Úrsula. A escola é uma instituição católica centenária localizada em Ribeirão Preto, São Paulo, Brasil. Ele implementou e dirigiu programas bilíngues baseados na abordagem CLIL (Aprendizagem Integrada de Conteúdo e Língua), e mais recentemente, orientou o processo de internacionalização no Colégio Santa Úrsula, à medida que a escola se tornou afiliada à Cambridge International Education. Bianchi Tem atuado há mais de 15 anos como professor em diferentes institutos de línguas, desenvolvendo expertise abrangente que o levou a fundar sua própria escola de idiomas em 2014. Ele possui graduações em Comunicação Social e Pedagogia e um Mestrado em Bilinguismo e Multilinguismo, concedido com Distinção pela Universidade de Gales. Este programa de mestrado foi o primeiro do seu tipo a ser oferecido na Europa.

 

Alberto Costa

É gerente sênior de avaliação da Cambridge University Press & Assessment no Brasil. Com sólida formação em ensino de inglês, suas principais qualificações incluem o Cambridge RSA Diploma for Overseas Teachers of English (DOTE) e uma especialização em formação de professores do College of St. Mark & St. John em Plymouth, Reino Unido. Em mais de 30 anos de carreira, trabalhou na área de English Language Teaching (ELT) como professor de inglês, com formação continuada de professores de inglês, como consultor acadêmico e também atuou como tutor formando professores para as certificações de ensino CELTA e Delta, de Cambridge.em Linguagem e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, Pedagoga e especialista em Linguagens das Artes pela USP. Tem experiência na área de Educação como professora, coordenadora e diretora, com ênfase em educação bilíngue, ensino e aprendizagem de línguas, desenvolvimento de currículo e formação de professores. 



João Agildo 

João Rodrigo Lima Agildo é mestre em Literatura Inglesa pela USP e bacharel em Inglês e Português, também obtido na USP. É professor de Língua Inglesa há mais de vinte anos e, atualmente, é coordenador de área no Colégio São Luís, em São Paulo. Lidera o Departamento de Inglês e Internacional do Colégio São Luís, sendo responsável pela verticalização de Língua Inglesa do currículo da Educação Infantil, do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Além disso, faz o acompanhamento individual de alunos interessados em fazer intercâmbios e graduação no exterior. É membro do BrazTesol e da International Association for College Admission Counseling.

Thiago Cataldi Carreiro

Professor de inglês, com experiência no ensino para crianças , adolescentes e adultos nas áreas de inglês geral, inglês para negócios e inglês para medicina, bem como na preparação de alunos para exames de proficiência. Atuou como coordenador e formador de professores para exames C1 Advanced e C2 Proficiency. Suas qualificações incluem um TESOL da Universidade de Anaheim e um CELTA da Universidade de Cambridge.Foi tutor do CELT Primary e CELT Secondary pelo São Paulo Open Centre. É atualmente coordenador de internacionalização do Colégio Marista Glória.

 

Edna Rutkowski

Doutoranda em Educação pela Unicamp. Estágio Internacional CAPES Print pela Universitat de Barcelona como professora convidada no Department Teoria i Història de l'Educació. Mestrado em Educação pela Unicamp. Graduação em Letras e Pedagogia, pós-graduação lato sensu em Gestão e Administração Escolar e extensão universitária em Rotinas Administrativa. Foi docente bolsista no Programa de Estágio Docente (PED) da Unicamp. É membro do GEPEC/Unicamp (Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Continuada). Seus estudos e pesquisas tematizam a formação de professores e os cotidianos escolares. Gerente Acadêmica da área de English Language Learning na Pearson focalizando o desenvolvimento de programas para formação e certificação em metodologias de professores.

Fabrizio Rossi

Fabrizio está no mercado de educação há quase 30 anos e possui um MBA da Fundação Getúlio Vargas. Enquanto professor de inglês, ele possui a qualificação ICELT (In-Service Certificate in English Language Teaching) e trabalhou em diversos institutos de idiomas no Brasil. Em 2024 foi cofundador de uma organização chamada CELT, onde atuou como professor e trabalhou no planejamento de cursos e treinamento de professores por 10 anos. Antes de iniciar sua carreira em Cambridge International Education como Gerente Sênior Nacional, ele atuou como consultor educacional na Oxford University Press e foi gerente de desenvolvimento de negócios de Cambridge Assessment English

Rafael Campos

Rafael é formado em comunicação social e especializado em língua e literatura Inglesa pela Universidade Metodista de São Paulo. Possui um MBA em gestão da experiência do consumidor pela ESPM e iniciou sua careira como professor de inglês em 2010 no Vietnã após obter a certificação Cambridge CELTA e o IHYL pela International House. Foi coordenador pedagógico e gestor de escolas de idiomas no Brasil. Trabalhou como gestor da experiência do cliente no setor da educação e automotivo. Atualmente é gerente de recursos educacionais de Cambridge International Education.

Roberta Lima

Roberta atualmente trabalha como gerente de desenvolvimento de escolas de Cambridge International Education. Graduada pela Universidade Federal Fluminense, está no mercado de educação desde 2002, atuando como professora de inglês e gerente acadêmica de uma escola de idiomas, e em seguida atuando como consultora educacional da Oxford University Press, apresentando workshops e oferecendo treinamentos para professores de Inglês em todo país. Roberta trabalha em Cambridge há 10 anos, atuando como gerente de desenvolvimento de negócios de Cambridge Assessment English por 9 anos antes de ingressar em Cambridge International Education. Dentre suas qualificações para professores estão o certificado de participação no TEFL/TESL Seminar da Unidersidade de São Diego e o TKT (Teacher Knowledge Test) da Universidade de Cambridge. Roberta Lima ainda possui certificações internacionais de proficiência no Inglês: C2 Proficiency, e o Certificate of Proficiency in English da Univerisidade de Michigan.

César Bizetto

Formado em Física e com Mestrado em Tecnologia Nuclear, descobriu sua verdadeira vocação como professor de Inglês, área em que atua há 20 anos. Head of Teaching, Learning & Assessment no São Paulo Open Centre, atua como mentor da qualificação em desenvolvimento profissional de Cambridge International Education em ensino bilíngue (PDQ Certificate in Teaching Bilingual Learners) e Programme Leader da certificação em Prática Docente (PDQ Certificate in Classroom Practice). Além disso é tutor de CELTA de Cambridge English e líder da certificação internacional Level 6 de Trinity College CertPT (Certificate for Practising Teachers) focada no desenvolvimento de formadores de professores. Atualmente tem se dedicado ao estudo de avaliação, análise de resultados e impactos no processo ensino-aprendizagem.

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